O reator tradicional normalmente usa elementos de aquecimento elétrico, vapor produzido por caldeira ou óleo térmico como método. Existem várias questões, como a poluição ambiental, a baixa eficiência energética e os riscos ocultos à segurança, que são problemas a longo prazo que afetam a sobrevivência e o crescimento das empresas. A utilização de equipamentos de fabricação com fontes alternativas e limpas de energia tem se tornodo uma preocupação urgente para toda a indústria.
O aquecimento por indução é uma alternativa ideal para aumentar a eficiência da produção e diminuir o consumo de energia. Usando aquecimento por indução em reator químico, especialmente reator de aço inoxidável, os materiais líquidos e sólidos dentro do vaso de reação podem ser aquecidos de maneira eficiente e uniforme e podem evitar a perda de material causada por aquecimento desigual que muitas vezes ocorre no sistema de aquecimento tradicional.
Cálculo da potência de aquecimento por indução
Exemplo: Reator de pressão atmosférica
Material: aço inoxidável 304
Dimensões: 2m (diâmetro) * 3m (altura)
Espessura da parede: 8 mm
Peso do reator: 1000 kg (aprox.)
Volume: 7m3
Peso do material líquido: 7t
Capacidade de calor específica do material líquido: 4200J / kg * ºC
Requisitos: aquecer de 20ºC a 280ºC em 3 horas
Fórmula de cálculo de calor: Q = cm ▲ t + km
Fórmula de cálculo de potência: capacidade de calor específico J / (kg * ºC) × diferença de temperatura ºC × peso KG ÷ tempo S = potência W
ou seja, P = 4200J / kg * ºC × (280-20) ºC × 7000kg ÷ 10800s = 707777W≈708kW
Conclusão
A potência teórica é 708kW, mas a potência real é comumente aumentada em 20% devido à perda de calor em consideração, ou seja, a potência real é 708kW * 1,2≈850kW. São necessários sete conjuntos de sistema de aquecimento por indução de 120 kW como uma combinação.